Resenha de Eu Estive Aqui

IMG_20151110_134626Autora: Gayle Forman      Editora: Arqueiro

 Eu Estive Aqui foi um livro que comprei numa super promoção da Saraiva e como usei um cupom de desconto também, saiu mais barato ainda! O livro foi escrito pela Gayle Forman, autora de Se eu ficar e Para onde ela foi, que eu vou ter que confessar que não me agradaram muito, mas quando eu li a sinopse de Eu Estive Aqui me interessei bastante e pelo preço resolvi arriscar. Vejam a sinopse:

“Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo… Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo… e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.”

Cody e Meg são inseparáveis desde pequenas, mas quando Meg consegue uma bolsa em uma ótima Universidade e se muda as duas amigas se separam. Cody sempre quis sair da cidade também, mas sendo filha de mãe solteira e trabalhando como faxineira, não consegue bancar a faculdade dos seus sonhos. É então que a amizade delas se distancia.

E então ela recebe um bilhete de despedida da melhor amiga, que se suicida em um quarto de hotel. Cody perde o chão, como sua melhor amiga pôde esconder algo assim dela? Como ela não percebeu que Meg estava se sentindo tão mal? E mexendo no computador da amiga, Cody descobre que Meg pode ter tido ajuda, e então ela resolve investigar a história.

A autora se inspirou em uma história real para escrever o livro, que é um drama bem intenso, a história de vida da protagonista é complicada, assim como a história de Meg e também seu suicídio, é um livro sobre depressão e a dificuldade e importância do perdão para a superação.

Gostei dos temas abordados, mas, como com os outros dois livros da autora que eu li, achei que faltou alguma coisa, esperava mais, não consegui gostar de nenhum personagem e nem me envolver com a história. Achei que tem uma boa mensagem, mas não me emocionou.

“…E agora não sei mais ser como antes. Ela era o meu sol, e então meu sol se apagou. Imagine só se o Sol se apagasse de verdade. Talvez ainda restasse vida sobre a Terra, mas você iria continuar querendo viver aqui? Será que eu quero continuar vivendo aqui?.Pág. 120

Por Amanda Padovan

2 comentários sobre “Resenha de Eu Estive Aqui

  1. Oi Amanda tudo bom?
    Recebi sua resposta no recado do skoob e vim conhecer teu cantinho. Muito criativo, curti o lay 😉
    Sobre o livro, desde que eu li Se eu ficar dessa mesma autora, eu fiquei com pé atrás porque não gostei muito. E, por incrível que pareça o filme foi mais legal que o livro. A história tinha uma base boa, mas achei os personagens fracos… Como você disse na resenha, a mensagem é legal, mas tb não me arrebatou tanto assim.

    beijos
    Paulinha
    http://paulinhafbonito.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

