Resenha de Passarinho

IMG_2960

Autora: Crystal Chan                                           Editora: Intrínseca

Encontrei esse livro em uma promoção e quando li a sinopse fiquei super curiosa com a história, a capa também chamou minha atenção por sua simplicidade e beleza, decidi levar e agora vou contar o que achei dele.

Sinopse oficial:

O avô de Joia parou de falar no dia em que matou o irmão dela. O menino se chamava John, e achava que tinha asas. Subia e saltava do alto de qualquer coisa, até ganhar do avô o apelido de “Passarinho”. Joia não teve a chance de conhecê-lo, pois “Passarinho” se jogou do penhasco bem no dia em que ela nasceu. Ainda assim, por muito tempo ela viveu à sombra de suas asas. Agora, aos doze anos, Joia mora em uma casa tomada por silêncio e segredos. Os pais culpam o avô pela tragédia do passado, atribuem a ele a má sorte da família. Joia tem certeza de que nunca será tão amada quanto o irmão, até que ela conhece um garoto misterioso no alto de uma árvore. Um garoto que também se chama John. O avô está convencido de que esse novo amigo é um duppy — um espírito maldoso —, mas Joia sabe que isso não é verdade. E talvez em John esteja a chave para quebrar a maldição que recaiu sobre sua família desde que “Passarinho” morreu.

Joia é uma menina de doze anos muito solitária, o dia de seu nascimento também foi um dia de muita tristeza para sua família, pois foi nesse dia que seu irmão morreu. John era um menino muito agitado e destemido, vivia pulando e subindo em todas as coisas,  por isso foi apelidado pelo avô de Passarinho e, aos cinco anos, achando que podia voar, pulou do penhasco e morreu. Seu avô sentindo-se culpado e sendo acusado por essa tragédia e nunca mais falou.

Sua família nunca mais foi a mesma, seu avô vivia trancado no quarto, sua mãe não sorria mais e seu pai estava sempre com medo dos duppys, espíritos maldosos, pois acreditava que um deles convenceu seu filho a pular.

Os aniversários de Joia nunca eram felizes, pois sempre lembravam a tragédia, mas em seu aniversário de 12 anos a menina conhece John, um menino muito inteligente, que estava passando um tempo na cidade com o tio, e rapidamente os dois construíram uma forte amizade, porém Joia achava estranho o menino ter o mesmo nome de seu irmão, será que era só uma coincidência? Seu avô achava que não, ele pensava que o menino era um duppy. Será que o garoto que tirou Joia da solidão é um espírito do mal?

IMG_3076

Passarinho é uma história linda e emocionante, fala sobre a dor da perda, a culpa e como um acidente pode destruir uma família. Apesar de triste, não achei o livro pesado, a narrativa é bem rápida e simples como uma história contada por uma criança mesmo. Joia é uma menina muito madura para a idade, inteligente e carente de atenção e posso dizer que me conquistou. Adorei a escrita da autora e como conseguiu inserir informações sobre a cultura (principalmente jamaicana) no livro, Passarinho foi uma boa surpresa e recomendo a leitura para todos, vale a pena!

“Se você entrega muito de si a alguém, rápido demais, essa pessoa pode simplesmente ir embora e levar tudo.” Pág.12

Por Amanda Padovan

Anúncios

16 comentários sobre “Resenha de Passarinho

  1. Uau, amei. Eu não tinha visto esse livro da Intrínseca ainda é fiquei surpresa com a originalidade da obra.

    É jamaicana ? Já quero. Gostei mesmo e vou atrás para comprar. Li um livro da Cgimamanda esses dias e me abriu os olhos para procurar obras de outros países além das americanas. Esse será o primeiro! Valeu a dica.

    >> Vida Complicada <<

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá, tudo bem?

    Eu geralmente adoro narrativas conduzidas por crianças, sempre são simples e fáceis de se relacionar, me interessei por esse livro, parece ser emocionante. Resenha incrível, parabéns!

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s