Resenha de Fora de Mim – Martha Medeiros

image

Autora: Martha Medeiros             Editora: Objetiva

Sinopse:

Autora do best-seller Divã, novela irônica e bem-humorada sobre uma mulher que enfrenta o fim de seu casamento arrastado em plena crise dos 40, Martha Medeiros faz agora de seus leitores testemunhas de outro momento, talvez mais crucial e terrível na relação amorosa – aquele em que a paixão acaba, por mais intensa que tenha sido.
Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes ‘percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (…) e sobe do chão um silêncio absoluto, (…) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda.’ A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle. Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída.

image

Fora de mim é um livro que vai contar as fases de uma separação, o sofrimento que vem logo após o término, o começo de um novo relacionamento e a dificuldade de esquecer o antigo.
O nome da protagonista não é citado, nem do ex-marido, achei isso bem legal, porque deu a sensação de estar na cabeça da personagem mesmo, lendo seus pensamentos, sentido seus sentimentos, achei também que a autora conseguiu transcrever bem os sentimentos depois de um término, não tenho muita experiência nisso, mas já pensei no assunto e acho que algumas dúvidas e medos seriam muito parecidos com os meus.

image

“Um médico me diria, eu tivesse procurado um médico, que é preciso se acostumar com esse corpo estranho e levar uma vida normal, como se nunca tivesse sido atingida.
Esse corpo estranho. A dor.” Pag. 48

O livro é bem curtinho, tem 131 páginas, comecei a ler em uma viagem, mas como não tive muito tempo, só consegui termina-lo quando voltei, aí em uma sentada ele acabou! Hahaha
Eu gostei muito, sempre tive vontade de conhecer a escrita da Martha Medeiros, de quem só ouvia elogios, e não me decepcionei, achei o livro incrível.

image

Se você acabou de terminar um relacionamento leia, quem sabe não se identifica com algumas passagens? Mas se você é solteiro, casado, enrolado, compromissado, viúvo, ou seja lá o que for, leia também, acho que vale a pena para qualquer um!

“Amar prescinde de entendimento. Por isso não sei amar, porque sou viciada em entender.” Pág. 122

Por Amanda Padovan

Um comentário sobre “Resenha de Fora de Mim – Martha Medeiros

  1. Pingback: Leituras de Julho | Nerdíssimos

Deixe um comentário

