Resenha de Boa Noite – Pam Gonçalves

img_7167

Autora: Pam Gonçalves           Editora: Galera Record

Sinopse:

Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação – em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Alina é um exemplo de filha e aluna, mas nunca teve muitos amigos e nem era popular na escola, agora a menina vai para a faculdade, vai morar sozinha e espera mudar isso. E logo na república em que vai morar, Alina conhece amigos loucos e fantásticos!

A menina faz Engenharia da Computação, um curso dominado por garotos, então ela se alia as únicas meninas da sua turma, Julia, Sabrina e Luana, e juntas lidam com o preconceito e machismo dos outros alunos e de muitos professores.

“Sentirei saudade, mas ali realmente não é mais o meu lugar. Eu preciso encarar a situação. Não vou deixar que as outras pessoas definam quem sou” Pág. 176

E nessa nova vida de Alina, que agora frequenta festas e bares ela descobre que nem tudo é como ela imaginava e que toda essa diversão pode esconder problemas como drogas e abuso. Será que o pequeno grupo de Alina pode fazer algo para ajudar muitas meninas a não serem desrespeitadas e abusadas?

Acompanho o canal da Pam há algum tempo e desde que vi sobre o lançamento do livro fiquei louca para lê-lo. E fico feliz em dizer que me apaixonei pela história, a escrita dela é tão envolvente que você vai passando as páginas e quando percebe já acabou o livro, além disso, trata de vários temas importantes como machismo, preconceito, abuso sexual, mas consegue manter o livro leve e ainda fala do empoderamento feminino.

Adorei a capa do livro! ❤ As páginas são amareladas e confortáveis para a leitura, o começo de cada capítulo tem a fonte um pouco maior, acho que por isso achei a letra do resto do capítulo um pouco pequena. Hahahaha Mas dá para ler sem problemas, enfim, Boa Noite superou minhas expectativas e foi uma leitura maravilhosa!

“Várias garotas sofrem abuso sexual todos os dias na nossa universidade, na nossa cidade, no nosso estado, no país, no mundo inteiro. E a maioria não denuncia e não pede ajuda.[…] Sabem por quê? Porque a maioria vai ser culpada por vocês. Por nós. Porque, para a nossa sociedade, é normal assediar. Porque se ela não quisesse, não sairia de roupa curta. Porque, se ela não quisesse, não andaria sozinha. Porque, se ela não quisesse, não estaria bebendo. Porque, se ela não quisesse, não estaria VIVENDO.” Pág. 212

Por Amanda Padovan

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha de Boa Noite – Pam Gonçalves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s