Resenha de Surpreendente – Maurício Gomyde

img_7558

Autor: Maurício Gomyde      Editora: Intrínseca

Sinopse:

“Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.”

Pedro é um jovem apaixonado por cinema e seu sonho é ganhar um Cacau de Ouro, grande prêmio de cinema brasileiro, apesar de todas as dificuldade o jovem luta por isso. Ele é deficiente visual, logo na adolescência descobriu uma doença degenerativa que o deixaria cego, mas por milagre a degeneração estacionou e ele conseguiu manter uma porcentagem da sua visão.

Em busca do prêmio e de respostas, Pedro e seus amigos embarcam em uma aventura para criar um filme incrível e o jovem acaba descobrindo muito sobre si mesmo e revelando mistérios escondidos há muitos anos.

“A gente precisa correr certos riscos na vida. E lembre-se de que ela é feita de um monte de momentos esquecíveis, alternados por pouquíssimos inesquecíveis.” Pág. 74

Surpreendente foi um livro que conheci por acaso, não pesquisei resenhas, nem li a sinopse antes de comprar, já tinha visto dezenas de fotos nas redes sociais e como o achei em promoção decidi comprar para ver se era bom.

Sem querer fazer graça, mas aproveitando o trocadilho, Surpreendente me surpreendeu! Hahahaha Gostei muito da escrita do autor e o protagonista do livro nos ensina muito, mesmo com todas as dificuldades e seus altos e baixos nos mostra que com força de vontade e pessoas que te amam, você pode ultrapassar qualquer obstáculo.

Surpreendente é uma lista história de superação e amizade que recomendo muito!

“Compreender o mundo é a tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada.” Pág. 50

Por Amanda Padovan

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha de Surpreendente – Maurício Gomyde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s