Resenha Os 13 porquês

img_7725

Autor: Jay Asher         Editora: Ática

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Eu sempre tive vontade de ler esse livro, mas quando vi o trailer da série não pude mais esperar, comecei na hora!

Clay Jensen recebe sete fitas cassetes que mudarão sua vida, em cada lado de cada fita Hannah, a menina por quem foi apaixonado, conta os 13 porquês de ter se suicidado, e cada porquê tem uma pessoa  como responsável. A regra é clara, cada um receberá as fitas, terá que ouvir o motivo de estar nela e passar para a próxima pessoa.

O mais engraçado dessa história é que desde o começo você sabe que Hannah está morta e mesmo assim você torce para que no final alguma coisa aconteça e ela apareça sã e salva. Porém esse não é um livro sobrenatural, nem de fantasia, então nem adianta ter esperanças, tá?

Esse livro te faz pensar nas suas ações, coisas pequenas, ou nem tão pequenas assim que podem magoar uma pessoa e ser um motivo a mais para que ela decida cometer um ato tão extremo. E quantas Hannahs não existem por aí, né? Quanta gente passa por situações difíceis na escola, no trabalho, na família, com quantas Hannahs você já pode ter cruzado na rua?

Os 13 porquês também te faz refletir sobre as pessoas que ficam, as pessoas que tiveram contato com um suicida, que participaram de sua vida e não perceberam que ele cometeria tal ato.

É uma leitura que flui rapidamente e que te deixa totalmente curioso para saber quais são os 13 motivos, que te deixa emocionado com os relatos da protagonista e muitas vezes com raiva do que aconteceu com ela. Uma leitura que recomendo demais, principalmente para quem está na escola, onde na maioria das vezes rola bullying e boatos falsos que podem levar a depressão se o jovem não tiver amparo e apoio da família, amigos e de profissionais.

Então, se você pretende ver a série, dá uma lida antes, e se não vai assistir, leia assim mesmo, pois tenho certeza que vai te gerar muita reflexão!

Vou deixar o trailer aqui pra dar mais vontade:

Por Amanda Padovan

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha Os 13 porquês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s