Resenha Antes que eu vá

IMG_8269

Autora: Lauren Oliver          Editora: Intrínseca

SINOPSE:

Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. … Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as consequências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Sam já foi uma daquelas pessoas de quem os populares riem, mas isso mudou, agora ela faz parte dos populares, namora o bonitão da escola, tem as amigas que fazem sucesso entre os alunos e estão nas melhores festas. E é depois de uma dessas festas que Sam morre, mas ela não vê a luz, nem relembra os momentos mais marcantes da sua vida, ela simplesmente acorda e esta novamente no dia do acidente e o dia todo parece um grande déjàvu.

“Fecho os olhos e prometo a mim mesma que jamais me esquecerei daquele momento: do som da risada das minhas amigas, do calor de tantos corpos e do cheiro de chuva.”

O que ela não imaginava é que ia reviver sete vezes seu último dia de vida, e a cada dia ela tem a oportunidade de mudar alguma coisa, tentar melhorar, se desculpar e talvez até se apaixonar.

Antes que eu vá tem uma linguagem simples, com personagem que não foram feitos para nos encantar, a protagonista apesar que não ser tão má, não é um anjo também, muitas vezes se mostrou egoísta, fútil e indiferente, mas não é a única, os personagens secundários seguem a mesma linha, até os personagem que sofriam com o bullying são cheios de defeitos. Ao longo do livro percebemos e começamos a entender os personagens, seus medos e inseguranças e nos dá a chance de refletir sobre as consequências de cada ato, de cada escolha que fazemos.

A leitura não foi tão rápida quanto planejei, por várias vezes as personagens me irritaram fortemente, ou achava a história um pouco repetitiva (obviamente por ser sete vezes o mesmo dia), mas em nenhum momento pensei em desistir da leitura.

“Gosto de pensar em como a vida é engraçada: como tanta coisa muda. Como as pessoas mudam.”

O livro de Lauren Oliver é sobre segundas chances, porque é isso que Sam tem, uma segunda chance, a chance de resolver coisas do passado, de se conhecer, de conhecer seus amigos, a chance de se libertar de qualquer culpa que possa carregar. Não posso dizer que entrou para minha lista de favoritos, mas foi uma leitura agradável e que me rendeu bons momentos de reflexão.

“Eis uma coisa que aprendi naquela manhã: se você ultrapassa um limite e nada acontece, o limite perde o sentido.”

Agora o motivo de ter colocado essa leitura na frente de todas as outras é que vai sair o filme! Eu adoro ler o livro antes de assistir ao filme, pois consigo me conectar melhor com a história. E aí, alguém já leu? Ou planeja ver o filme?

Por Amanda Padovan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s