Resenha de Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

IMG_9527

Autor: Jennifer Niven        Editora: Seguinte

Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Por lugares incríveis conta a história de dois jovens. Violet é uma menina normal, cheia de sonhos, gosta de festas, diversão e é apaixonada pelo cara perfeito. Porém sua vida muda quando sofre um acidente de carro com sua irmã, ela sobrevive, mas sua irmã não, e desde então vive se sentindo culpada. Theodore Finch sempre sofreu de depressão, passa longos períodos sozinho, sem contato com a família e amigos, e esse é um dos motivos de ser perseguido na escola, é conhecido como esquisitão e aberração.

Esses dois jovens se unem por uma vontade em comum, os dois vão para a torre da escola, e estão prontos para pular, mas não imaginavam encontrar um ao outro na mesma situação, e nesse momento se ajudam a sair dali.

“Não é culpa sua. E ficar pedindo desculpa é perda de tempo. Você tem que viver sem arrependimentos. É mais fácil fazer a coisa certa desde o início pra que não tenha que pedir desculpas depois.”

A partir daí Violet não sai da cabeça de Finch e um projeto escolar que tem o objetivo de visitar lugares incríveis de seu estado pode uní-los ainda mais.

O livro alterna entre a narração de Violet e Finch, achei a jovem mais fácil de entender, acho que sua dor, sua culpa, suas emoções são expostas de forma mais clara, já Finch é um pouco mais complicado, a confusão de emoções e a dor do menino são bem complexas, mas não acho isso um defeito, para mim só deixa o livro mais real, porque imagino que seja assim a depressão, uma confusão de sentimentos, emoções e dor.

A história é linda e emocionante, a ajuda que encontraram um no outro, a esperança de encontrar alguém que entenda seus sentimentos e partilhe sua dor, o companheirismo que demonstram, tudo só nos dá mais e mais coisas para refletir. Além disso, Jennifer mostra que a depressão é uma doença como todas as outras e precisa de cuidados, especialmente da família e amigos.

“Não desapareci. Me encontrei.”

Por lugares incríveis não é aquele tipo de livro que a história é um mar de rosas, que tudo dá certo e todos são felizes para sempre, é uma história que se assemelha com a vida real, onde todo mundo tem problemas, onde acidentes acontecem, coisas ruins acontecem e muitas vezes a superação é necessária, uma leitura emocionante, que provavelmente lhe renderá lágrimas e sorrisos, e que vai conquistar seu coração!

“Aprendi que existem coisas boas no mundo, se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo, e que um salto a 383 metros de altura pode parecer mais alto que uma torre do sino se você estiver ao lado da pessoa certa.”

 

Por Amanda Padovan

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha de Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s