Resenha de Pequenas Grandes Mentiras

Autora: Liane Moriarty                  Editora: Intrínseca

Sinopse:

Depois do sucesso de O segredo do meu marido, a autora australiana Liane Moriarty apresenta um livro ousado sobre as perigosas meias verdade que contamos a nós mesmos para sobreviver.

Com muita bebida e pouca comida, o encontro de pais dos alunos da Escola Pirriwee tem tudo para dar errado. Fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis, os adultos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se juntou, alguém cai e morre.

Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou?

Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada.

Madeleine é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline.

Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade.

Celeste e Madeleine ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida.

Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões dos pais se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o fatídico dia em que alguém cai da varanda da escola e morre. Pais e professores têm impressões frequentemente contraditórias e a verdade fica difícil de ser alcançada.
Ao colocar em cena ex-maridos e segundas esposas, mãe e filhas, violência e escândalos familiares, Liane Moriarty escreveu um livro viciante, inteligente e bem-humorado, com observações perspicazes sobre a natureza humana.

Pequenas Grandes Mentiras começa com uma morte em um evento de uma escola, mas não revela quem morreu, relata alguns meses antes, até o dia do acidente ou assassinato.

A história acontece principalmente na Escola Pública de Pirriwee, é onde Madeleine, Jane e Celeste constroem uma amizade que as ajuda a passar por dezenas de problemas pessoais. Madeleine sofre, pois foi deixada pelo marido quando Abigail, sua filha mais velha, era apenas um bebê, ela reconstruiu sua vida, casou-se de novo e teve mais dois filhos, mas odeia o fato de seu ex-marido também ter se casado novamente e parece ser um pai fantástico para Skye, filha de seu novo casamento, além disso, Abigail parece ter perdoado o pai e amar a madrasta, Bonnie. Já Celeste é linda, tem um marido lindo e rico, uma vida que dá inveja a muita gente na cidade, ela teve dificuldade para engravidar, mas conseguiu ter seus dois filhos, os gêmeos que são muito muito bagunceiros e só o pai, Perry, consegue domá-los. Jane é mãe solteira e o pai de Ziggy é um grande mistério tanto para o menino, quanto para a família e amigos da garota.

“Tudo em volta dela era colorido: de cores fortes e vibrantes. Ela era a única coisa sem cor na casa inteira.”

No primeiro dia da escola Ziggy é acusado de bullying e Jane, que tinha se mudado procurando uma vida melhor e mais tranquila para ela e seu filho, se vê a ponto de desistir de tudo e são as amigas, agora inseparáveis, Madeleine e Celeste que a ajudam a passar por tudo, pelos problemas na escola e pelos falatórios e olhares de outros pais.

Em cada capítulo a autora incluiu trechos do depoimento que vários pais e pessoas da escola dão a polícia, o que muitas vezes acaba trazendo humor ao livro, devido aos comentários engraçados e interpretações diferentes da mesma cena.

“— Eu mentiria por você — disse Celeste. — Sei mentir.
— Eu sei que você sabe. — Os olhos de Bonnie estavam brilhando. — Acho que você
deve ser muito boa nisso também. — Ela deu um passo para a frente e pôs a mão no braço de Celeste. — Mas agora você pode parar. “

Em Pequenas Grandes Mentiras,  Liane Moriarty conseguiu reunir humor, suspense, aventura e emoção, além de discutir temas como bullying, violência doméstica e dramas familiares. Leitura mais que recomendada!!

big-little-lies-posters-1

E pra quem não sabe, a HBO produziu uma série baseada no livro e ficou incrível, o elenco conta com Nicole KidmanReese Witherspoon e Shailene Woodley, além do lindíssimo Alexander Skarsgard.

Por Amanda Padovan

3 comentários sobre “Resenha de Pequenas Grandes Mentiras

  1. Ainda não consegui ler o livro, mas a série é mais do que excelente. A séries de drama são os meus preferidos, mas Big Little Lies se tornou no meu filme preferido. Sua historia é muito fácil de entender e os atrices podem transmitir todas as suas emoções. Na minha opinião, Sharp Objects serái uma das mehores series drama que será lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. O série superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Esta série conta uma história extraordinária.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário