Resenha de Lute como uma Garota

60 feministas que mudaram o mundo
Autoras: Laura Barcella e Fernanda Lopes  Editora: Cultrix
Sinopse:
Estamos vivendo novos tempos: a discussão sobre os direitos das mulheres não se concentra mais em grupos específicos e a luta feminista amplia seu debate na sociedade. Da violência contra a mulher à cultura do estupro, uma série de questões é tema de conversas frequentes na mídia e nas redes sociais. Mas como chegamos até aqui? Quem nos ajudou nessa trajetória? “Lute como uma Garota” reúne o perfil de figuras importantes da militância feminista, abrangendo das pioneiras do século XVIII às estrelas pop dos dias de hoje, como Frida Kahlo, Simone de Beauvoir, Oprah Winfrey e Madonna, além de nomes essenciais da luta no Brasil, apresentando um pouco de nossa história. Com prefácio de Mary Del Priore, apresentação de Nana Queiroz e todo ilustrado, “Lute como uma Garota” mostra a força das mulheres.
Recebi o livro no kit de boas-vindas da Pensamento e já tive que começar a ler, né?!
Nunca fui muito ligada nas discussões sobre feminismo, obviamente sempre fui a favor da luta das mulheres por seu espaço e direitos, mas nunca pesquisei muito sobre o assunto e achei um belo pontapé inicial para conhecer figuras tão importantes e que contribuíram tanto …
O livro mostra apresenta um pouco da história, suas grandes realizações e frases marcantes de 60 mulheres, 15 delas brasileiras, que mudaram o mundo com suas ideias, seus feitos e ideais.

“Não desejo que as mulheres tenham poder sobre os homens, mas sim sobre se mesmas.” Mary Wollstonecraft pág. 21

Algumas das mulheres citadas eu já conhecia, outras conheci pela descrição do livro e é tão inspirador ver a história de cada uma, conhecer um pouco da luta delas, seus pensamentos, suas conquistas e como seus atos repercutiram na história. É triste lembrar que já houve tempos que uma mulher não podia entrar para a faculdade, não podia escolher a profissão que quisesse, etc, apenas por ser mulher.
Ainda temos um caminho longo pela frente, mas tudo o que conseguimos foi devido a essas guerreiras e Lute como uma garota nos inspira a lutar pelo o que queremos, seja a igualdade de salário, a liberdade de escolha de roupa, de profissão, o direito ao aborto, a segurança.
“A forma mais comum de abdicar do poder é pensar que você não tem poder.” Alice Walker pág. 135
A edição do livro, apesar de simples é muito bonita e agradável, as folhas têm uma boa gramatura e são amareladas, o que facilita a leitura, a fonte tem o tamanho ideal e todos os capítulos tem ilustração. Acho uma ótima leitura para todas as meninas e mulheres, não só para elas, é claro, os homens também podem tirar muitas reflexões  através do livro, mas acho que é um ótimo livro para as jovens conhecerem um pouco do que essas mulheres passaram para que tenhamos a vida que temos hoje. Afinal, todas precisamos nos unir para que tenhamos mais justiça e igualdade.
“Essas mulheres sofreram, e seu sofrimento é hoje o nosso festejo para podermos nelas nos inspirar. Elas são as artistas que souberam transformar suas lamúrias em conquista.” (Apresentação, pág. 9-10)
Por Amanda Padovan

Um comentário sobre “Resenha de Lute como uma Garota

  1. Deve ser um livro muito legal, e que, assim que fosse possível eu gostaria de ler. Conhecimento nunca é demais. E Realmente! É triste pensar numa sociedade onde a mulher não tinha direito a coisas que temos hoje e por mais dolorido que seja é bom lembrarmos disto, para que saibamos que os nossos direitos atuais foram conquistados pelas nossas antepassadas; e que nós continuemos buscando por mais para que as nossas meninas futuramente tenham mais espaço do que nós. ^^

    P.S.: A sua resenha ficou ótima!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário